• French (fr-FR)
  • Spanish (ES)
  • Português (pt-PT)
  • German
  • English (UK)

A Madeira

A nossa experiência, apoiada pelos resultados mais recentes da investigação científica demonstra que a qualidade da madeira passa por uma seleção rigorosa da origem geográfica, origem botânica e tipo de grão. Só então é possível alcançar uma superior nas características organolépticas (ou seja, as características que podem ser percebidas pelos sentidos humanos: olfato e paladar) de grandes vinhos.

A Tanoaria JM Gonçalves seleciona a sua madeira em tronco, o que permite garantir a sua origem.

Todos a madeira de carvalho da JM Gonçalves é proveniente de florestas ecológicas e abates controlados.

O processo de identificação e rastreabilidade da Tanoaria JM Gonçalves é certificado pelo Bureau Veritas.

Com base no sistema, é possivel rastrear todo o processo produtivo, seguindo todo o percurso desde a floresta até à adega, a fim de garantir a origem dos lotes de carvalho certificado e secagem natural.

 

 

 

Carvalho Francês

A seleção da nossa madeira começa nas belas florestas de Allier (região do centro da França) e Vosges (maciço localizado na região da Alsácia-Lorena, região Francesa próxima da Alemanha), nos melhores lotes de carvalho (Quercus petraea ou sessiliflora). Esta madeira é caracterizada especialmente por um tipo de Grão (isto é, anéis de crescimento visíveis no interior do tronco de uma árvore) Fino. É uma madeira privilegiada, de carácter delicado, e com um "Boise" muito fino, que respeita integralmente a fruta do vinho ao longo do seu período de estágio.

Carvalho Europeu

No entanto, este tipo de carvalho também pode ser encontrado em outras regiões da Europa Oriental, especialmente na Rússia, Hungria e Roménia.


Carvalho Americano

O carvalho americano (Quercus alba), proveniente de Missouri, Ohio, Pensilvânia e florestas de Minnesota, é seleccionado entre os melhores lotes de carvalho branco americano.

O carvalho americano na nossa selecção revela um caráter aromático rico e complexo.



Grãos - A precisão da Seleção

Diferentes grãos de madeira usados pela JM Gonçalves.